Reforma Ortográfica – Novas Regras da Língua Portuguesa

As novas regras do Português já começam a valer a partir do dia 1º de Janeiro de 2009, por isso, é bom começarmos a treinar logo. De 1º de Janeiro até 31 de dezembro de 2012, o Brasil terá um período de transição de quatro anos para a incorporação das novas regras.

Deste modo, de 2009 a 2012 os concursos e vestibulares aceitarão tanto a ortografia atual quanto as novas regras. O prazo para as mudanças nos livros escolares é menor, a inclusão das mudanças nas livros será obrigatória a partir de 2010.

Estima-se que cerca de 0,5% a 2% do vocabulário brasileiro mudará. Tudo isso para unificar a língua portuguesa nos oito países que a usam (Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil).

Finalmente, o que muda com a reforma ortográfica? Quais são as novas regras? Confira a seguir um pequeno resumo com as principais mudanças.

Alfabeto

Com as mudanças, nosso alfabeto terá 26 letras, foram incluídas as letras “k”, “w” e “y”.

Trema

O trema sumiu do português, dois pontos em cima da letra “u” agora é coisa do passado. Exemplos:

  • “tranqüilo” passa a ser “tranquilo”.
  • “conseqüência” fica “consequência”.

Acento Agudo

O acento agudo desaparece nas palavras com ditongo aberto ‘ei’ e “oi”. Exemplos:

  • “idéia” agora é “ideia”.
  • “heróico” passa a ser “heroico”.

Acento Circunflexo

Desaparece  nas palavras com duplo “e” e duplo “o”. Exemplos:

  • As palavras “crêem”, “dêem”, “lêem” e “vêem” passam a ser “creem”, “deem”, “leem” e “veem”.
  • Palavras como “enjôo” ou “vôo” se tornam “enjoo” e “voo”.

Acento Diferencial

Alguns exemplos das situações que não se usarão mais o acento para diferenciar palavras como:

  • “pára” (flexão do verbo parar) de “para” (preposição).
  • “pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo) e “pelo” (combinação da preposição com o artigo).

Hífen

Palavras começadas pela letra “r” ou “s” não levarão mais hífen. Exemplos:

  • “anti-semita” ficará “antissemita”.
  • “contra-regra” ficará “contrarregra”.
About these ads

84 comentários em “Reforma Ortográfica – Novas Regras da Língua Portuguesa

  1. não gostei das novas regras ,pq coitados daqueles q ja estão la no terceiro ano vão ter q aprender tudo de novo para fazer provas de concursos publicos e faculdades…achei muito sem graça mas fazer o q…num sou eu qm decico as coisas…coitados daqueles que são cegos tbm …aprenderam tudo de uma forma e agora vão ter q aprender tudo de novo…achei muito sem graça!!! :@

    • pode ser kaluana.mas tem dois lados para se olhar veja:
      sera ruim para quem já aprendeu tudo
      mais sera bom ,pq tem algumas palavras que quse ninguem sabia escever e agora a palavra ficou bem mais facil.EX:
      tranqüilo. não é uma palavra dificil mas pra que esse trema não é bem melhor escrever sem o trema que esta assim:
      tranqilo.

  2. Eu nao concordo pois desde a primeira série aprendemos a acentuar as palavras corretamente e de uma hora pra outra temos que esquecer tudo que aprendemos.
    Tanbém vai dificultar tudo que iremos fazer de agora pra frente pelo motivo de mudar o geito de escrever.

  3. achei melhor assim, mais próximo de como se escreve, e tinha muita gente que já não usam a regras atuais mesmo. Tipo trema, e hifem. e o acento enjoo, e voo.

  4. Rosana,não se preocupe com as mudanças, ainda dar tempo para voce aprender a escrever a palavra “jeito” corretamente.

  5. Não gostei achei péssimo,tinha que continuar como
    era porque é muito díficil aprender todas essa regras e de uma hora pra outra elas serem ignoradas

  6. Não gostei achei essa idéia uma porcaria,por que agora eu vou ter que me acostumar com outra forma de escrita sendo que eu já estou acostumada com a outra forma.Inconformada…

  7. Não gostei achei essa idéia uma porcaria,porque agora eu vou ter que me acostumar com outra forma de escrita sendo que eu já estou acostumada com a outra forma.Inconformada…

  8. qwertyuiopasdfghjklçzxcvbnmmnbvcxzasdfghjklçpoiuytrewquqygdwufcugbvyhsdbgvyihgbsdfuhvgbduisfgvudfgvisfdgvisfgvisdgvihsgdviygweifkldmsFOJewPR=
    -FAOEWRGOEQ-0R8GH09ERWTYH09Q45A
    EWFG´BADFGHIETHAFSGL
    ALFDHIGDFHFGHKOJNLKFJIODYHGDFGLKH~DFG/DGH
    OAHEGOHA AUEGOI ASETGHKLSA PEURTMERIHFGwqejóuwer huehtgkiyekglhg iopatejghiaejwrioguer
    erfg oearggggregoiregljeoriugóeqrgy9-8qu óewrygfqwouer rweytwertqlkefgyae wrytpetg qeoyrtert wutperogndrgçboeg eh er9gdg hisuyhg9r hruitgerghp´saoeruyegkmeorigyrdign~weoytoirng~eroih orhegeiruongvoerhge etjgeworígdfkng3r9iyhgwindfjlkgheriuhgjkdfnvouerygv er o ertoerghseghehgoheosgshghgohoghoghoghhghghogs hogohogshogshoghohosghogsohgshogho hghogshogshoghoghos hoh ohoho ho ho ghhg oh goohg sho ghg hog hog hog hog hog ho ghog ho gho ho g hgo ghogh sogh sohgoshgoghoghogssghogshoehgouiehgouhrgoesrhgiouhesrugheriougheurhngiuygqlq´pkpokf,evorgj,cigbejbwocdkpnrjfndmp´fm,weg\sodfkmsig otrnhsdjirnsotnnnndfngjdfnsuitrnhurhnkgomoamrgokfnmjoinhgksmb k, konjetokgnjo njnsjengasm,lgm tnhirtho´rjerg
    s[´r.l[shkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrrsrsrsrrsrsrrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

  9. bom eu achei bem interesante mas o brasileiro sabe mal fala e pronuncia o português e ainda eles modifica o português ai complica !!! kkkkk bom cho maiss frala dro nosszo geiitto dro geiitoo qrer lulaa frala alharr o lulaa aiii geiite !!!!!!!!!!!

  10. não gostei muito,agora temos todos que se acustumar com as novas palavras,e o jeito de escrever ,algumas pessoas vão ficar confusos.
    Escrever as palavras de outro jeito vai ficar dificíl de se acustumar…

  11. Não gostei da mudança, principalmente a queda do trema pois em alguns anos as pessoas vão deixar de usá-lo na pronúncia também.

  12. Crase vai cair também?Se cair em desuso,não vai fazer falta;Nada a ver abolirem a regrinha,conhecida por todos os concursandos,do “credelever” e quanto aos acentos diferenciais,achei besteira mexer em casos como o pára vs para;Fazia sentido e ninguém errava;

    No geral,pelo visto,vai ficar um pouquinho menos chato.Quem é concursando,concursando mesmo,tá sempre tendo que revisar tudo de qualquer forma,então que seja!Agora se ficar mais fácil,concerteza as “Cesp” da vida vão sacanear na matemática,já estou até vendo…aff.

  13. NAO GOSTAMOS POIS ESTAMOS NA 7 SERIE NO FINAL DO ANO, JA ESTAMOS ACOSTUMADAS COM ESSA ORTOGRAFIA NAO VAMOS CONSEGUIR ACOSTUMAR COM ESSAS NOVAS REGRAS DA LINGUA PORTUGUESA VAI DEMORARA UM TEMPO ATE ISSO ACONTECER,MAS TEM ALGUMAS COISAS NA LINGUA QUE ATE TEM RAZAO DE TER MUDADO …..

  14. PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA PORCARIA ………..MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA MERDA ……….E O QUE ACHAMOS……

  15. MEEUU MEEU MEEU…

    POR FAVOR…

    ANTES DE QUALQUER UM VIR AQUI ESCREVER BESTEIRAAS…POR FAVOR…OLHEEM E CORRIJAM TUDO QUE VCS ESCREVEREEM!!

    (AFF…ACHO QUE O PIOR COMENTÁRIO FOI O PRIMEIRO: DESDE QUANDO CEGOS TERÃO QUE DIFERENCIAR OS ACENTOS?? A ANTA QUE ESCREVEU ISSO NÃO SABE QUE ELES USAM LINGUAGEM BRAILE??…AFF MEEU)

    AGORA FALANDO DO ASSUNTO DA MATÉRIA, ACHO QUE A REFORMA NÃO SERVIRÁ PRA MUITA COISA, POIS JA DÁ PRA PERCEBER QUE AS PESSOAS NÃO SABEM NEM USAR O PORTUGUÊS “IMPOSTO” HÁ ANOS…QUANTO MAIS UM PORTUGUÊS COM REGRAS NOVAS!!

  16. nao vai fazer nuita diferença…..os brasileiros nao se importam muito com a ortografia mesmo…..mas particularmeinte gostei da nova ideia, vou ter apenas um trabalhinho pra me atualizar um pouco…..

  17. Bom a principio até que é uma boa idéia , nem sempre lembramos aonde tem crase , hifem e outros aí ,e acabamos nos prejudicando por isso, so acho que poderia ser aceito das duas formas , pelas pessoas que já terminaram os estudos (y

  18. um recadinho para Julia!

    se olhi antes de falar das pessoas pois vc ñ é a pessoa mais inteligente do mundo ñ,pois o q cada um fala é a sua opinião.
    Se vc escreve certo ou ñ ,ninguem quer saber ñ bonita.
    atenção
    se olhi antes de falara das pessoas,pois aff…ñ está na língua portuguêsa ñ.
    beijos!!!
    se quizer mim responder mim responda pelo email se vc tiver né.
    meu email é–alanadossantossouza@hotmail.com

    agora minha opinião;eu acho muito legal pois vai facilitar mais para quem ñ gosta de estudar vai ficar mais díficil.
    mais para as pessoas q estudam vai ser muito facil.

    Outro recadinho para julia!
    estude tá para vc ñ ficar perdida

  19. Nossa, quantos erros de ortografia encontrados somente nesta página?! Muitos dos que postaram comentários aqui deveriam se sentir envergonhados. Quanta burrice!

  20. Péssimo!
    As pessoas que não sabiam regra de acentuação ficarão felizes!
    Maravilha… o povo já não estudava, agora então…
    Parabéns pelo desestímulo!

  21. Quanta burrice, um vai corrigir o outro e escreve mais erros de português ainda.
    Estou na 7ª série e escrevo muito melhor!!!!!!!!!

  22. “Camboio” de jumentos! Sabe.. notei que, dentre os comentários, apenas a Edilma, referindo-se a Rosana, postou algo inteligente. Vão estudar mais pessoal. Lendo bastante, a gente aprende a escrever melhor.
    Um abraço do loirinho aqui!

  23. Olha eu não gostei muito não…
    Pois eu já demorei a escrever certo…
    agora vo ter que aprender tuuuuuuudinhuu de novo?!

  24. naum gostei de nada disso naum pois vo te q fica colocando acentinhos xatos em cima du U e eu naum gosto pois so preguiçoso.bjundinhas puds pra todos otarios

  25. nuss q show agora teremos q nos acostumar com palavras totalmente esquesitas ..aff..num gostei nao mas ta bom . pelo menos alguns que se consideram muito inteligente vai se dar mal .shuahsuahsuahsua q show aí éh “tchaime”
    sera que as professoras de portugues vão acostumar com isso ?
    sei nao hein …

  26. Não gostei , pois custei aprender de um jeito e agora vou ter que aprender de novo …….
    Já que vão fazer as coisas façam bem feito da primeira vez..
    ;o)

  27. não gostei desta bosta
    ja basta os profesores enchemdo o saco
    e aimda mais essa cdf falamdo
    bosta que otaria

  28. Também não gostei.Acho que vai ser dificíl adaptarmos esta nova regra,já que temos elas memorizadas.Tanta coisa precisa se reajusta no Brasil e “eles”vem logo mexer com a ortografia portuguesa…fala sério heim!!!
    Mas fazer o quê tenho que me adaptarmos estas regras,afinal sou futura professora de português…

  29. Não gostei dessa mudança ,mas tenho que me adaptar a elas.
    Pode ser que com essa mudança na lingua portuguesa as pessoas melhorem a qualidade da sua escrita.

  30. Achei muito interessante essa nova reforma ortográfica na língua portuguesa ,pois as coisas iram mudar e algumas palavras iram ficar mais fáceis ,outras mais difíceis mais é sempre bom variar e quando a minha professora de português informou a classe que talvez ouvesse uma reforma eu achei ótimo e muito interessante essa nova reforma na ortografia.

  31. Eu não achei muito legal não sabe,mas o que podemos fazer teremos que nos acostumar, não é galera?
    sim…
    e afinal não adianta ficarmos corrigindo um ao outro porque ninguém é totalmente sábio.
    no fundo sempre tem aquele errinho, mas é como se diz: errar é humano mas permanecer no erro é burrice então vamos estudar pessoal para termos um futuro melhor afinal o estudo é a base de tudo!!!
    beijos.

  32. NÃO GOSTEI PÔS VAI TORNA BEM MAS COMPLÉXO DO QUE JÁ ÉNOSSA LINGUA.ACHO
    QUE TEMOS QUE NÓS PROUCUPAR É COM ESTE SISTEMA DE OPRIMIR A EDUCAÇÃO E QUE ATÉ HOJE CONTINUA BANCÁRIA

  33. >>Eu ODIEII, pois será muito difícil para nós q aprendemos as palavras com acento, com trema, com ífen, etc. a bastante tempo nos adequarmos as novas regras. E essa história q é pra nossa língua ficar mais parecida com a de Portugal é uma bobajada, pois cada país tem a sua cultura e sua história!! Será q todos nós andaremos a partir de agora com uma listinha das novas regras para escrevermos certo, até nos adequarmos?? Isso é rídiculo, tantas coisas para serem melhoradas em nosso país e eles fazem reforma ortográfica!?!

  34. eu achjei isso ridiculo.eles ao inves de ensinar o certo pois os erros em questao de escrita estavam muitos eles fizeram do erro o certo ou seja estao ensinando o errado! que agora nao é mais errado né?
    foda pra quem escrevia certo e acentuava as palavras !
    oO

  35. Realmente concordo que os brasileiros não sabem a língua portuguesa!Antes de unificarem a língua deveriam era melhorar o ensino, por que o analfabetismo atrasa o desenvolvimento do país.
    As duas formas de escrita devem ser aceitas.Impor a jovens e adultos novas regras que parecem absurdas somente para facilitar a forma de escrever?????
    Deveria era implantar uma nova forma de educação no Brasil.

  36. Bem, o mau do brasileiro é adaptar se ao novo!
    Falar que agora esta complicado??? Meramente contraditório, não?
    Se bem que realmente não tenho “ideia”(rsrs) de quem implantou isso e por quais motivos?
    Vamos nos adaptar agora, é o q resta!
    (mas escrever jeito com “g” haja hein pelo Amor!!!)

  37. Não concordo pois se escrever certo ja era dificil,antes agora sera muito mais complicado.Quando que vamos acerta pois ja eramos acostumado de um jeito e agora totalmente diferente…

  38. eu achei bem legal mais…tanto faz se tem acento ou não…eu nem sabia que “pára” tinha acento
    até vai ficar melhor porque agente não vai precissar se preocupar em colocar acentos nas palavras…é tô começando a gostar da “ideia”…
    eu odiava hifem…
    ushuahsuahsuhsuhashuashuhs…..

  39. Eu acho errado essa mudança, pois nós sabemos escrever desde que nos entendemos por gente e agora temos que aprender outra lingua??Eu axo errado!!
    Professoras iram REAPRENDER a escrever, sendo que eles aprenderam a escrever fais +/- uns 20 anos!!
    Isso não da certo…
    … isso é o que eu axo!! .

  40. Não gostei da reforma ortográfica. Se polomenos eles tirasem todos os acentos mas não alguns tem outros não.
    Que confusão, ficou horrivel

  41. Eu acho errado essa mudança, pois nós sabemos escrever desde que nos entendemos por gente e agora temos que aprender outra lingua??Eu axo errado!!
    Professoras iram REAPRENDER a escrever, sendo que eles aprenderam a escrever fais +/- uns 20 anos!!
    Isso não da certo…

  42. Acho melhor mudar o jeito de escrever (jeito). Pq tdo mundo tá escrevendo “geito” mesmo. hahahahaha
    Tem gente ai q não se importa mesmo, pq ainda tá preocupado em aprender o “be a bá”… huauahuahhuahua

  43. Bem, tem muita gente insatisfeita, como eu estava, mas já estou muito bem adaptada, não tenho dificuldade alguma. Só lamento pela mudança, pois o nosso país é o Brasil, lembram? A maioria já tinha uma grande dificuldade em aprender qualquer coisa, agora, então.

    PS: sempre achei o “trema” tão lindinho (risos) sentirei falta, mas sempre que eu escrever uma palavra que, antes tinha esse acento, será como se o mesmo estivesse ali. Beijos!

  44. Essa reforma q já está em vigor, vai realmente dificultar um pouco pra nós q já aprendemos tudo do jeitinho certo, mais vale lembrar q a reforma vai unificar a língua portuguesa, para os oito países q falam o português. A facilidade q vamos ter para nos comunicar vai ser bem melhor . *_*
    E quanto aos erros de português, todo mundo erra,é normal do ser humano errar…vc já errou e n tem o direito de fazer críticas a quem erra…isso, é pra quem é metido a inteligente.!!!

  45. ñ gostei nem um pouco pra q isso tava muito bem daquela forma agora eles mudam tudo ,eu ñ tenho mais tanto tempo pra me adaptar pq já estou na 8ºserie daqui até o vestibular ñ tem como colocar tudo novo na cabeça de novo!!Eu achei horrível essa invenção eles acham q isso é brincadeira pra ta mudano assim de uma hora pra outra,pelo contrário a nossa lingua é o nosso maior simbolo e deve ser preservada

  46. EU ACHO QUE A REFORMA ORTOGRÁFICA VAI SER BEM LEGAL,POIS AS PALAVRAS VÃO FICAR MAIS FÁCIES DE SE ESCREVER .

  47. Aff….
    Tem gente reclamando da reforma e, nem sequer está adaptada à “antiga” ortografia rsrsr
    Não dá, né???

    Beijos!

  48. Não foi muito bom pois, ter que mudar o jeito de escrever de uma hora pra outra nos deixou sem saber o que fazer.

  49. acho muito ruin pq esse nova regra esta mi prejudicando na escola as provas de português estão mais dificies por causa dessa regra e muito ruin ñ so pra mim e para as outras pessoasn tambem !

  50. e uma droga essa nova regra as provas de português na minha escola tão mais dificies do q antes pq mudarão ? tava bom do antigo geito melhor q agora as pessoas vão ter mais dificuldades e pode uma droga q merda e essa aff ……..essa nova regra e foda poxa …aff …..rsrsrs

  51. EU ACHEI ISSO UMA PALHAÇADA…jÁ ERA DIDÍCIL APRENDER ANTIGAMENTE IMAGINA AGORA COM ESSA NOVA REGRA QUE SÓ VEIO PARA ATRAPALHAR A NOSSA E A VIDA DOS ADULTOS Q UE JÁ SE RETIRARAM DA ESCOLA A MUITO TEMPO…
    ISSO PRA MIM NÃO VALE DE NADA…

  52. BEM PENSEI MELHOR E ACHO QUE SÓ NÓS RESTA ACEITAR.
    SENDO ASSIM, SE FOI EMPLANTADA ESSA NOVA CORREÇÃO ORTOGRÁFICA E PARA OA NOSSO BEM ESTUDANTÍL…

    OBRIGADA PELA ATÊNÇÃO: Aleatiinha 100 juízo…

  53. A questão não é de não gostar porque vai ser complicado de aprender. É saber o que o Brasil vai ganhar com isso. E no meu ponto de vista, não ha ganhos nessa reforma ortográfica de ambos os lados, só prejuízo. Além de atrapalhar os estudantes, e principalmente alunos de pós-alfabetização, há várias palavras diferentes entre os dois vocabulários, ou você acha que cueca aqui é cueca lá em Portugal e nos demais países também? ¬¬ Inútil isso.

  54. EEEEE VIVA O LULA!!!
    ELE TINHA DIFICULDADES EM COLOCAR ACENTOS AHHAHA, NADA A VER ISSO AI, BOBAGEM TOTAL, DA RAIVA, MAS FAZER O QUE NE? quem já se formou so se ferra!

  55. IRACILDA DE DEUS….. ” eu acho que iria ”cer”? iremos ter menos? afff estuda mesmo sua colocaçao esta ”bichada”

  56. NÃO ACHO QUE TENHA OCORRIDO UMA MUDANÇA QUE NÃO FAVORESSA A NINGUÉM PESSOAS QUE RECLAMAM É PORQUE JA NÃO GOSTAM DE ESTUDAR, MAS É ALGO QUE NÃO TEM COMO MUDAR A VIDA É UM ENSINO E TEMOS QUE APRENDER TODOS OS DIAS. ESTUDAR A LINGUA MÃE NÃO É MAIS DO QUE A OBRIGAÇÃO DE CADA UM ELA ESTANDO REFORMADA OU NÃO, POIS TODOS TEMOS UM OBJETIVO NA VIDA. MESMO AQUELES QUE TERMINARAM OS ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO A INTERNET ESTA AI PARA AJUDAR TODOS AQUELES QUE PRECISAM E QUEREM MAIS CONHECIMENTO NÃO PRECISA ESTAR NA ESCOLA PARA ESTUDAR OU CRIAR GOSTO PELO ESTUDO. ESTEJAM SEMPRE APTOS A MUDANÇAS SEJA NA LINGUA OU EM OUTRAS COISAS PORQUE O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DE NENHUM DE NÓS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s