Jogos de Guadalajara registram audiência regular, ajudam SBT e mostram que TV sabe narrar futebol

Anunciado como a grande conquista da Record nos últimos anos e apontado em pesquisas internas com o evento capaz de colocar a emissora grudada na Globo, o “Panamericano de Guadalajara” dividiu a opinião de muitos executivos da Barra Funda em relação aos números. Os índices das primeiras transmissões não são nada espetaculares, mas também não fogem muito do que a Record estava acostumada a registrar com sua grade normal. Numa analise preliminar é possível afirmar que, pelo menos até agora, o Panamericano não acrescentou muito público à emissora.

Na sexta-feira, a cerimônia de abertura dos Jogos de Guadalajara (22h à 00h17) registrou 8 pontos de média, o equivalente a 15% do público do horário. Com “Vidas em Jogo” e “A Fazenda” a emissora oscilava no horário entre 10 e 12 pontos. Já no sábado, a primeira faixa de transmissão (11h58 à 16h24) marcou 8 de média, contra 10 do SBT e 13 da Globo. Mais tarde, das 21h39 à 00h56, a Record marcou 9, o SBT 5 e a Globo 17. No domingo, das 09h59 às 15h50, a transmissão dos Jogos Panamericanos garantiu 9 de média à Record, contra 10 do SBT e 13 da Globo. À noite, das 22h56 à 00h52, SBT e Record empataram em 11 pontos contra 13 da Globo. Os números mostram que em alguns momentos a Record perdeu seu público tradicional e em outros roubou telespectadores da Globo. Entretanto, o que fica mais claro é o fortalecimento do SBT, que conseguiu garantir a vice-liderança em momentos importantes como a tarde do sábado e boa parte do domingo.

Deixando os números de lado, a transmissão das modalidades menos populares dos Jogos de Guadalajara deixa claro que a televisão brasileira se preparou para a exibição de futebol e de alguns outros esportes, como o automobilismo e vôlei. Quem acompanhou atentamente a transmissão da ginástica artística reparou que faltou informação sobre o que estava na tela e que a preocupação maior era narrar (e em tom quase de futebol) o que viria depois: os brasileiros na natação. Mas é só o começo! Vamos esperar pelos esportes mais populares, momentos decisivos e o envolvimento de toda a equipe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s